
Dica De Dentista !!!
Dúvidas? Perguntas? Curiosidades? Tire aqui :)
A curva mais bonita do ser humano é o SORRISO!
Clique aqui e leia mais sobre as dúvidas!






Dicas De Dentista Dra. Rakeel Moura

O que devo fazer quando minha gengiva está inflamada?
Gengiva inflamada pode ser sinal de gengivite. Deve-se observar se ocorre sangramento durante a escovação dos dentes, ou quando se consome alimentos mais duros e se as gengivas estão inchadas. Isso mostra uma possível inflamação nas gengivas conhecida como gengivite. Deve ser tratada imediatamente, pois pode provocar doenças mais graves nas gengivas, podendo gerar a retração das gengivas, perda dos dentes e mau hálito crônico. As causas que podem contribuir para uma gengiva inflamada são:
- Higiene bucal inadequada;
- Consumo de alimentos duros;
- Cigarro;
Este problema necessita de tratamentos higiênicos e clínicos para ser curado totalmente. Uma gengiva inflamada é percebível devido à coloração escura no tecido que reveste a estrutura óssea da arcada dentária. Uma das causas mais comuns para o surgimento da gengivite está no excesso de placas bacterianas nos dentes, devido a uma limpeza bucal inadequada, como citado acima. Porém, deve-se ter uma atenção sobre as outras causas que podem levar a inflamação das gengivas, podendo ter origem em vícios de narcóticos, mudanças hormonais, herança genética ou devido a doenças funcionais como a AIDS e diabetes que são males irreversíveis.
Tratamento:
Quando a gengiva já está muito inflamada, inchada e dolorida, apresentando coloração escura, o principal conselho é a procura de uma consulta odontológica. Apenas um dentista poderá remover toda a placa bacteriana que está penetrada no tecido fibroso, o mesmo utilizará materiais e técnicas específicas que darão uma garantia de uma boa saúde bucal.
Depois é de extrema importância seguir o tratamento que o dentista recomendar que será cuidar da higiene, principalmente utilizando o fio-dental antes de escovar os dentes todos os dias!

A importância do bom humor!
Diversas pesquisas demonstram os benefícios do sorriso. Quando sorrimos, movimentamos 12 músculos da face, nas gargalhadas usamos 24 e ao conversar e sorrir ao mesmo tempo 84 músculos são utilizados. Além de proporcionar bem-estar, esses movimentos retardam o aparecimento de marcas de expressão, pois tonificam a musculatura facial, adiando os efeitos do envelhecimento.
“o riso é a ponta de um iceberg, de uma sucessão de eventos cerebrais que são fruto de uma ocorrência divertida, cômica ou feliz, gerando uma série de efeitos benéficos ao nosso corpo e mente”.A felicidade e overdose de risos reduzem o nível de adrenalina e cortisol endógenos, diminuem a ansiedade, a tensão física e psíquica, controlam a pressão arterial e melhoram o sono.
o processo de sorrir tem efeitos perceptíveis no organismo: “Lembre-se de um momento muito feliz da sua vida e perceba como o seu corpo reage. Provavelmente você se sentirá relaxado, irá esboçar um sorriso e perceberá que tudo ficará bem.
Portanto, reagir às situações com bom humor fará com que a pessoa seja mais sorridente e se sinta mais tranquila ao longo da vida”.
O cérebro humano é ávido por experiências divertidas.
O sorriso colore a vida, ficamos mais atentos, mais criativos.
“A alegria turbina a intuição, ativa nosso lado direito do cérebro, geralmente mais calado em atividades de lógica, rotina, sequência. Isso ocorre porque a piada, o engraçado, o divertido fogem do padrão, do paradigma, do previsível, nosso cérebro ri da surpresa, do inusitado, do criativo.
Por isso é um exercício cerebral fascinante” e não para por aí, os bem-humorados têm menos disfunção sexual, melhor memória e muito mais facilidade social.
“Além dos efeitos no corpo, existem também os efeitos sociais, pois todos gostam de estar perto de pessoas felizes, sorridentes, permitindo que a vida ofereça mais oportunidades a essas pessoas”


A maioria dos enxaguantes é formada por antisépticos bucais, produtos com alta concentração de álcool e de outras substâncias perigosas para os dentes. Isso mesmo. Antisépticos são uma ameaça à saúde bucal e não devem ser usados todos os dias.
"Os medicamentos não fazem mal na dose errada? Então, com antiséptico é a mesma coisa”
Os antisépticos são indicados para casos específicos e devem ser usados sob orientação profissional, apesar de serem comercializados livremente. “Eles são bons para antes ou depois de cirurgias nos dentes, pois reduzem o risco de infecções”. Os enxaguantes que têm (gluconato de) clorexidina são antisépticos. Eles matam bactérias”, mas matar bactérias não é bom? Na verdade, nem toda bactéria é ruim ou precisa ser eliminada. “Algumas fazem parte da flora natural e são importantes para o início do processo digestivo e para controlar a acidez da boca”,além disso, os antisépticos são perigosos porque deixam os dentes mais porosos, aumentando o risco de problemas. “O dente pode ficar com manchas amareladas ou até acinzentadas”. Pessoas com problemas nas gengivas, como sangramentos, podem se beneficiar dos enxaguantes antisépticos. Mas o uso deve ser feito com orientação. “O ideal é usar por uma semana seguida e depois parar. Então retomar por outro período e depois parar outra vez”. O uso excessivo de antisépticos também pode causar descamação da mucosa bucal, o que aumenta a sensibilidade aos alimentos, e causa alterações no paladar. Porém existe um tipo de enxaguante que não é anti-séptico é o enxaguante fluoretado, esse pode ser usado todo dia!!
Enxaguatório Bucal todo dia faz mal?

